Maarisa

domingo, novembro 12, 2006

Dia de S. Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.




De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.




É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.



in: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=HBiblioteca&ID=36




Espero que tenham tido um bom dia de S. Martinho e que tenham comido muitas castanhinhas!




Ah! Não se esqueceram do vinho pois não?!? Eheh!

11 Comments:

  • At 9:41 da tarde WET, Blogger Alda Serras said…

    Olá, espero que tenhas aproveitado o S. Martinho e não tenhas abusado do vinho.

    E este ano, cumprindo-se a tradição mais uma vez, esteve bom tempo.

     
  • At 11:52 da manhã WET, Blogger brettinha do campo said…

    pois! solinho é aquilo que eu quero!
    quanto as castanhas sao a minha perdiçao.................
    boa semana!

     
  • At 1:06 da tarde WET, Blogger 13 said…

    S. Martinho passado e o Natal a caminho!!!
    Upa, Upa!

     
  • At 2:14 da tarde WET, Anonymous Anónimo said…

    S. Martinho sem castanhas e jeropiga n é S. Martinho!... :)
    Na minha escolinha fez-se um magusto c jantar e música pra animar o pessoal :)
    *Beijinhos*

     
  • At 2:30 da tarde WET, Blogger Xicha said…

    E eu fui fazer uma caminhada e no fim fizemos um magusto com direito a jeropiga, vinho, sangria e chá para quem não podia beber, estava um dia lindoooooooo

    UMA BELA SEMANA PARA TI LINDA
    XI

     
  • At 3:48 da tarde WET, Blogger Andreia said…

    Eu comi castanas hoje! hehehe

     
  • At 6:16 da tarde WET, Blogger V.P. said…

    Por caso já tinha lido isso em algum lado...
    Comoi muitas castanhas, aliás eu adoro castanhas!!!

    Bjx

    Boa semana

     
  • At 7:31 da tarde WET, Blogger HelloCátia said…

    olaaa.. espero que tenhas tido um bom s.martinho...
    beijinhos grandes boa semana

    P.s- o post ta muito giro

     
  • At 5:46 da manhã WET, Blogger Ivone Medeiros said…

    Estou com uma insónia e uma tristeza imensa, por isso passei por aqui para dizer um olá!
    Quando passar este stress todo prometo que responderei ao teu desafio, se me esquecer, lembra-me pleaseeeeee....

    beijokas

     
  • At 2:46 da tarde WET, Blogger A Flor said…

    Oi AMIGA, eu gosto muito da lenda de S. Martinho! Mostra-nos que quando somos genuinamente generosos, Deus nos recompensa!

    Eu tive um serão de S. Martinho, em grande, na casa de um casal amigo! Já estou pronta para o próximo ano! lol lol
    um beijão com amizade da Flor :D

     
  • At 11:32 da tarde WET, Blogger A Professorinha said…

    Eu e o vinho não somos compatíveis. (In)felizmente é coisa que não bebo :) Castanhas comi algumas... com algumas em cima também... na Feira de S. Martinho (brevemente a história num blog perto de si :))

    Beijinhos

     

Enviar um comentário

<< Home